Cuidado com o falso otimismo!

“Empreender requer que você tenha uma casca grossa e um estômago forte”

A frase acima é do empreendedor Marcos Lemonis e traduz uma realidade que muitos já conhecem. Abrir uma empresa requer muito mais do que coragem e dinheiro, pois envolve uma série de problemáticas que poderão tirar o sono e trazer grandes revoluções à vida de quem está a gerindo.

Todavia, em meio a todos os problemas que cercam a vida do empresário e mesmo ele conhecendo a dificuldade de empreender, um dos seus maiores inimigos é o falso otimismo que pode o cercar.

É comum ouvirmos que “as coisas não estão boas, mas vão melhorar” ou ainda “está difícil, mas vai dar tudo certo no final”. Há ainda os que dizem “não tenho um plano, porém, confio no destino” ou aqueles que simplesmente esperam que seus empregados façam todo o serviço, mesmo sem terem projeto claro, pois “eles tem que se dedicar à empresa”.

O ponto, aqui, não é que devamos ser pessimistas ou coisa parecida, e sim que merece um alerta aquele otimismo sem planejamento, o qual tende a ser bastante arriscado. Uma luz vermelha deve ser acessa para todo o que busca resultados diferentes e continua fazendo as mesmas coisas.

O empresário precisa aplicar muito esforço para que sua empresa dê certo. Ele precisa de pessoas competentes, um processo adequado e é claro, um produto ou serviço aceitável no mercado. E todos sabem que o otimismo, por si só, não faz milagre. Ter pensamentos de que coisas melhores virão ou que problemas serão solucionados, pode ajudar a trazer paz interior, mas como nada é feito para modificar o exterior, é um engano imaginar que isso trará dias melhores.

Imagine por um instante uma pessoa que começa a sentir um desconforto e nada faz, crendo que logo irá passar; o desconforto aumenta e com o tempo lhe causa dores em partes do corpo, porém ele ignora e diz que tudo na vida tem um fim; finalmente quando já não consegue mais suportar, procura um médico e percebe que sua situação é terrível e as medidas para a eventual cura, precisarão ser drásticas.

Em outras palavras, a pessoa do exemplo é um reflexo de cada um de nós em diferentes aspectos da vida. Todos ignoram um pequeno desconforto, na esperança de que passará (mesmo sem termos provas para isso). O problema é quando o falso otimismo toma conta de nós e passamos a ser guiados por ele. Sim, é extremamente importante ser otimista quanto aos negócios, porque isso nos impulsiona, sugere novas ideias, dá novo ânimo e nos sustenta nos momentos de tensão – porém, não devemos confundir uma atitude positiva, com a ausência de boas tomadas de decisão.

Por isso, não permita que sua empresa seja guiada por uma administração ineficaz ou processos deficientes, meramente na esperança de que dias melhores virão. É verdade que todos esperam dias mais excelentes, mas o bom gestor é aquele que não somente espera, e sim planeja e possui diversos planos, cada qual para um cenário diferente (pessimista, neutro, otimista, muito otimista…).

Seja otimista! Seja muito otimista! Planeje muito! E sucesso a todos!

Nossos contatos:
Luiz Claudino Machado | luiz@capacitargestao.com.br | (47) 9 8813-7525
Filipe Luiz C. Machado | filipe@capacitargestao.com.br | (47) 9 8476-3385

*FOTO DE CAPA: HTTP://TINYURL.COM/JRM34NP