Urgente ou importante?

As vezes o cotidiano de um empreendedor é semelhante à atividade do bombeiro: constante estado de prontidão e pronto para apagar incêndios, resgatar animais em árvores ou ajudar quem esteja em situação de risco. Tal qual o profissional tão louvado, o empreendedor se vê em corriqueiras situações onde tudo parece ser urgente e precisa da imediata atenção. Mas há um problema nesta equação: demanda infinita e tempo e dinheiro limitados. Como conciliar?

Um dos passos para bem gerir uma empresa é distinguir entre importante e urgente. E o Blog do ContaAzul descreveu de maneira brilhante esta diferença:

Urgente significa o que precisa ser resolvido de imediato, pois não existe mais tempo para pensar na ação, é necessário agir. Já importante é algo que precisa ser priorizado, mas não exige rapidez para a execução, há um período de planejamento.

As atividades diárias exigem do gestor a capacidade de organizar suas pendências, de modo que possa executar as tarefas por ordem de importância e prioridade. Assim como o bombeiro não pode atender tudo e todos ao mesmo tempo, o gestor precisa de parâmetros para fazer bom uso de seus recursos e tempo.

Quando não existe a cultura do urgente x importante, se corre o risco de executar rápido algo que precisaria de planejamento e de se deixar para depois uma coisa que necessitaria de rápida resposta. Por exemplo, uma pequena empresa está realizando entregas quando, de repente, o motoboy sofre um acidente de trânsito; logo em seguida, o escritório recebe uma ligação de que em outra entrega o destinatário não quer pagar o valor devido.

A vida é mais importante que o dinheiro, sem dúvidas, mas quão grave foi o acidente? É preciso deslocar alguém da empresa até lá ou o entregador pode vir de táxi? O destinatário não quer pagar o valor porque a mercadoria está em desacordo com o pedido ou porque não concorda com o preço? Duas situações que impactam a empresa e se não houver cautela nas diligências, pode-se perder um bom funcionário e também ter uma mercadoria recusada.

Por isso cabe ao gestor fazer um ótimo planejamento e organização de suas atividades, a fim de executar com maestria todos os afazeres, gerando benefícios à empresa e evitando maiores problemas. Delegue funções, estabeleça protocolos para o que fazer em certas situações e crie um ambiente de precaução – todos sairão ganhando.

Bons negócios a todos!

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