Empreender não é tarefa fácil. Muitas vezes se possui uma boa ideia, cria-se um novo produto com valor bastante acessível e mesmo assim o “mercado” parece não querer aceitar aquele produto em suas lojas.
Por exemplo, imagine que um grupo de amigos desenvolva uma linha de relógios onde parte dos lucros vão para filantropia, possuem baixo custo e bom preço de revenda, algo em torno de R$35,00. Sendo o produto de boa qualidade, certamente existem consumidores que pagarão este valor pelo relógio, ainda mais pelo apelo filantrópico.
Porém, sendo o preço “baixo demais”, os vendedores da loja tendem a não fazer muita força para o vender, pois as margens são pequenas e existem outros produtos que rendem melhores lucros e comissões.
Foi o que aconteceu com a Flex Watches, em certo episódio de “O Sócio“. Como o relógio era barato e vendido em pequenas lojas, geralmente com duas ou três vendedoras, foi constatado que elas não investiriam muito tempo para os vender. Desta forma eles tinham um problema: o que era uma qualidade do produto (preço), também era um vilão, desestimulando o esforço por parte dos vendedores.
A saída para esta problemática, no entanto, foi bem pensada por Lemonis. Já que por natureza, nenhum vendedor investe muito tempo em produtos com baixa margem, o segredo é fazer com que o produto se
venda ao máximo sozinho. A ideia, então, foi projetar um stand de vendas, onde o próprio cliente possa olhar e entender a essência do produto, sem a necessidade de maiores explicações.
Certamente que se a aparência do stand não for boa ou estiver mal posicionada na loja, trará resultados não desejados. Por isso é importante que a empresa fabricante, ajude o lojista quanto à melhor localização do stand, valorizando sua marca e trazendo maiores vendas à loja.
Sendo assim, quando uma empresa pensar no preço final de venda, também precisará avaliar como a aceitação e motivação por parte dos vendedores, a fim de poder entender qual a melhor estratégia para se vender mais.
Sucesso a todos!
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